Esta é uma informação complementar às lâminas de segmentos distribuídas pela DCA aos seus clientes.

Informação Importante

Os produtos utilizados no tratamento de água em geradores de vapor são multifuncionais que possuem em sua formulação alcalinizantes e sequestrante de oxigênio para evitar a corrosão, além polifosfatos que previnem a formação de incrustações. Esses polifosfatos são de baixa toxidade, o que evita a poluição dos cursos de água, diferente de produtos à base de tripolifosfato, que ao serem lançados no meio ambiente, sem o devido tratamento, aumentam a concentração de fósforo nos mananciais.

O aumento de concentração ocasiona o crescimento de seres dependentes de tal espécie química, como, por exemplo, as algas. Com isso, tem-se um maior consumo de oxigênio do meio aquático, bem como a existente dificuldade da passagem dos raios solares, o que prejudica a sobrevivência de outros organismos devido à eutrofização.

Em sistemas de resfriamento aberto ou fechado, os produtos multifuncionais possuem alcalinizantes, biocidas e agentes químicos que atuam como sequestrantes, dispersantes e antirredepositantes à base de fosfonatos que têm como objetivo evitar a formação de incrustações e a ocorrência da corrosão. Além desses agentes químicos com baixa toxidade, os produtos destinados ao tratamento de água em sistemas de resfriamento não possuem em sua formulação metais, como zinco e molibdênio, que são prejudiciais ao meio ambiente.