Comprovação de eficácia – Sabonete Antisséptico White Per

Programa de Qualidade: “Higiene e Segurança dos Alimentos”
19 de maio de 2015
DCA recebe Prêmio Internacional de Gestão e Qualidade
24 de abril de 2016
Show all

Comprovação de eficácia – Sabonete Antisséptico White Per

Vanessa Angelo dos Santos Microbiologista Farmacêutica – Bioquímica CRF 63.822 O estudo Avaliou a eficácia antimicrobiana do Sabonete Antisséptico WHITE-PER.

Objetivo:

O objetivo do estudo é apresentar através dos testes internos realizados, a eficácia do Sabonete Líquido Antisséptico WHITE-PER, utilizando-se de metodologia qualitativa de fácil interpretação, visualizando a inibição de crescimento bacteriano frente às cepas de: Salmonella, Staphylococcus aureus, Bacullus subtillis, Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa, Aspergillus Niger e Candida Albicans.

Introdução

O presente estudo teve início em laboratório de Microbiologia instalado na própria unidade. O laboratório de Microbiologia foi devidamente planejado e implementado com o objetivo de atender à todas as nossas unidades, seja para avaliações referentes ao monitoramento da qualidade de nossos materiais, produtos e higienização de nosso sistema fabril ou para realização de pesquisas inovadoras com foco na melhoria contínua de produtos já consagrados e de novas composições. A importância da higienização das mãos é a prevenção da transmissão das infecções baseada na capacidade da pele para abrigar microorganismos e transferi-los de uma superfície para a outra, o contato direto, pele com pele, ou indireto, por meio de objetos.

Comprovação de eficácia:

O estudo a seguir, avaliou a eficácia antimicrobiana do Sabonete Antisséptico WHITE-PER. O produto foi testado frente a microorganismo/cepas gram positivas, gram negativas, fungos e leveduras. white perO Sabonete líquido WHITE-PER é amplamente utilizado na higienização e antissepsia das mãos de profissionais das áreas de saúde, alimentícia, entre outros que manipulam objetos expostos a microorganismos patogênicos. Tem propriedades emolientes, hidratantes e antimicrobianas. Sua composição conte´m uma associação cuidadosamente balanceada de largo espectro bactericida e fungicida, com propriedades efetivas frente uma grande variedade de microorganismos.

Eficácia pelo método Disco-Difusão

O teste de disco-difusão em ágar foi descrito em 1966, por Bauer e Kirby. O teste fornece resultados qualitativos. É um dos métodos de suscetibilidade mais simples, confiável e mais utilizado pelos laboratórios de microbiologia. O seu princípio básico é a difusão do disco impregnado com o antimicrobiano na superfície de uma placa contendo meio de cultura, que é rico em nutrientes no qual as bactérias podem se multiplicar. O antimicrobiano se difunde na área ao redor do disco, e um halo de lise bacteriana se torna visível. disco-difusão2

Resultados:

Fotos de Eficácia do Sbonete White-Per
foto 6 foto 5
foto 4 foto 3
foto 2 foto 1

Conclusão:

De acordo com os resultados obtidos no ensaio, o Sabonete White Per é considerado eficaz frente os microorganismos testados, devido ausência de crescimento microbiano ao redor da amostra.